ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA INFERTILIDADE MASCULINA

 

27/2/18

 ​

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sabe-se que as alterações do espermograma são responsáveis por até 40% da dificuldade de engravidar em casais do mundo todo. A infertilidade masculina pode estar relacionada a alterações da morfologia, da concentração e da motilidade dos espermatozóides. 

Vários fatores podem causar a infertilidade masculina, como por exemplo, alterações hormonais, varicocele, mal formações genitais, criptorquidia, entre outros. Uma porcentagem dos homens com infertilidade podem não apresentar causa aparente (idiopática).

O tratamento da infertilidade masculina é sempre um desafio na medicina reprodutiva, pois a melhora do espermograma é gradual e, em alguns casos, pode não melhorar mesmo com intervenções cirúrgicas e ou com o uso de medicamentos.

A mudança dos hábitos de vida podem colaborar para uma melhora da fertilidade masculina, como publicado no estudo de Yao em 2016. Sabe-se que a obesidade, o tabagismo e a ingestão excessiva de álcool podem influenciar negativamente na fertilidade.  Além disso, o uso de algumas vitaminas e suplementos podem melhorar o espermograma, como as vitaminas C e E, omega 3, Zinco, Selênio e o Ginsen Vermelho Coreano.

Além disso, existem cerca de 30 estudos na literatura médica associando o uso da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) no tratamento da infertilidade masculina. Segundo Cakmak em 2008, a acupuntura pode aumentar o fluxo de sangue para a artéria testicular e promover uma melhora dos nutrientes, oxigenação e aporte de agentes anti oxidastes no testículo.

Vários estudos mostram uma melhora da concentração dos espermatozóides, da sua morfologia e motilidade. Pei em 2005 mostrou que a acupuntura age na estrutura microscópica do espermatozóide, causando melhora na forma e posição do acrossomo, na forma do núcleo e do axonema.

A acupuntura poderia ser utilizada também até nos casos de oligospermia severa ou em pacientes com azoospermia. Siterman em 2000, encontrou uma melhora na concentração de espermatozóides em 15 homens com azoospermia, com uma concentração média após a acupuntura de 1,5 milhões. Portanto, mesmo casos com uma quantidade muito baixa de espermatozóide poderiam se beneficiar com a acupuntura.

Outro estudo publicado por Kucuk em 2016 mostrou que a acupuntura pode ser uma alternativa de tratamento para melhora da motilidade dos espermatozóides em homens com varicocele. Os resultados do espermograma foram semelhantes quando comparados a cirurgia de varicocelectomia e a acupuntura.

Portanto, o uso de acupuntura e fitoterapia pode ser um grande aliado no tratamento da infertilidade masculina, com melhora da concentração, morfologia e motilidade dos espermatozóides. 

 

A acupuntura não visa substituir o tratamento convencional nas clínicas de fertilização, mas sim ser um complemento aos ciclos de reprodução assistida, tentando assim, melhorar as taxas de fertilidade. 
 


 

 

 

 

Entre em contato

Tel (11) 2613-7730

HIGIENÓPOLIS

Conheça a nossa clínica

 

 

Fale conosco

 

 

 

Tel (11) 2613 - 7730

 

email:

contato@eloclinicadesaude.com.br

 

 

atendimento:

segunda a sexta das 7:00 às 21:00

sábados das 7:00 às 12:00

Rua Mato Grosso 306 cj 910 e 911

Higienópolis / São Paulo - SP

Tel (11)  2613-7730 / 2307-0412 - 3151-2343​

Whatsapp (11) 94715-4335

© 2013 Agulhas da fertilidade. Todos os direitos reservados. Autorizado a publicação parcial do site desde que contenha a citação.

  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon