O DIA DA TRANSFERÊNCIA DE EMBRIÕES
O dia da transferência de embriões, segundo os primeiros trabalhos científicos, era o dia mais importante para a realização da acupuntura. O primeiro estudo publicado na literatura foi de Wolfgang Paulus em 2002 e que mostrou um aumento da taxa de gravidez ao se realizar a acupuntura na clínica de reprodução assistida, antes e imediatamente após a transferência de embriões. O autor encontrou um aumento da taxa de gravidez de 26 para 42%.
Nos dias atuais, devido a dificuldade no ajuste das agendas dos profissionais e seguindo os conceitos da medicina tradicional chinesa (MTC), realizar apenas 2 sessões de acupuntura no ciclo de Fertilização in vitro não é o suficiente para obtermos um bom resultado.
Pela MTC, o protocolo ideal de tratamento com a acupuntura nos ciclos de FIV deve ser iniciado 1 a 2 meses antes do tratamento com sessões 1x por semana. Durante o uso das medicações, por se tratar de um tratamento rápido (média de 10 a 14 dias até a coleta dos óvulos), recomenda-se 2 sessões semanais.
No dia da transferência de embriões, que pode ocorrer 3 a 5 dias após a coleta dos óvulos ou em outro ciclo de tratamento quando congelados, a acupuntura pode ser realizada sob a forma de 2 sessões de 25 minutos cada uma, antes e imediatamente após a transferência de embriões. Escolhe-se pontos específicos para aumentar a probabilidade de uma gravidez. As agulhas são colocadas por todo o corpo, desde a cabeça até a região dos pés.
Caso não haja disponibilidade para realizar a acupuntura no dia da transferência de embriões, sugere-se realizar uma sessão o mais próximo deste dia (1 dia antes ou algumas horas antes) e repetir outra sessão de acupuntura 2 ou 3 dias após a transferência.
Após o teste de gravidez (bhcg) positivo, recomenda-se manter a acupuntura 1x por semana até 12 semanas de gestação, visando manter o fluxo de sangue para o útero, diminuir a ansiedade e reduzir o risco de uma ameaça de abortamento, que pode acometer até 20% de todas as gestações no primeiro trimestre.
Segundo Liang em 2003 e vários outros autores na literatura, a acupuntura seguindo este protocolo de tratamento, pode aumentar as taxas de gestação em mulheres submetidas a Fertilização in vitro.
Ao escolher um acupunturista para o tratamento da infertilidade, certifique-se que ele é médico e que tenha o título de especialista em acupuntura. Além disso, que tenha experiência no tratamento da infertilidade.

Tel (11) 2613-7730
HIGIENÓPOLIS
Conheça a nossa clínica
Fale conosco
Tel (11) 2613 - 7730
email:
contato@eloclinicadesaude.com.br
atendimento:
segunda a sexta das 7:00 às 21:00
sábados das 7:00 às 12:00