O DIA DA TRANSFERÊNCIA DE EMBRIÕES

O dia da transferência de embriões, segundo os primeiros trabalhos científicos, era o dia mais importante para a realização da acupuntura. O primeiro estudo publicado na literatura foi de Wolfgang Paulus em 2002 e que mostrou um aumento da taxa de gravidez ao se realizar a acupuntura na clínica de reprodução assistida, antes e imediatamente após a transferência de embriões. O autor encontrou um aumento da taxa de gravidez de 26 para 42%. 

Nos dias atuais, devido a dificuldade no ajuste das agendas dos profissionais e seguindo os conceitos da medicina tradicional chinesa (MTC), realizar apenas 2 sessões de acupuntura no ciclo de Fertilização in vitro não é o suficiente para obtermos um bom resultado. 

Pela MTC, o protocolo ideal de tratamento com a acupuntura nos ciclos de FIV deve ser iniciado 1 a 2 meses antes do tratamento com sessões 1x por semana. Durante o uso das medicações, por se tratar de um tratamento rápido (média de 10 a 14 dias até a coleta dos óvulos), recomenda-se 2 sessões semanais. 

No dia da transferência de embriões, que pode ocorrer 3 a 5 dias após a coleta dos óvulos ou em outro ciclo de tratamento quando congelados, a acupuntura pode ser realizada sob a forma de 2 sessões de 25 minutos cada uma, antes e imediatamente após a transferência de embriões. Escolhe-se pontos específicos para aumentar a probabilidade de uma gravidez. As agulhas são colocadas por todo o corpo, desde a cabeça até a região dos pés.

Caso não haja disponibilidade para realizar a acupuntura no dia da transferência de embriões, sugere-se realizar uma sessão o mais próximo deste dia (1 dia antes ou algumas horas antes) e repetir outra sessão de acupuntura 2 ou 3 dias após a transferência.

Após o teste de gravidez (bhcg) positivo, recomenda-se manter a acupuntura 1x por semana até 12 semanas de gestação, visando manter o fluxo de sangue para o útero, diminuir a ansiedade e reduzir o risco de uma ameaça de abortamento, que pode acometer até 20% de todas as gestações no primeiro trimestre.

 

Segundo Liang em 2003 e vários outros autores na literatura, a acupuntura seguindo este protocolo de tratamento, pode aumentar as taxas de gestação em mulheres submetidas a Fertilização in vitro.

Ao escolher um acupunturista para o tratamento da infertilidade, certifique-se que ele é médico e que tenha o título de especialista em acupuntura. Além disso, que tenha experiência no tratamento da infertilidade. 


protocolo de paulus da acupuntura no dia da transferencia de embrioes

Entre em contato

Tel (11) 2613-7730

HIGIENÓPOLIS

Conheça a nossa clínica

 

 

Fale conosco

 

 

 

Tel (11) 2613 - 7730

 

email:

contato@eloclinicadesaude.com.br

 

 

atendimento:

segunda a sexta das 7:00 às 21:00

sábados das 7:00 às 12:00