Male infertility: lifestyle factors and holistic, complementary, and alternative therapies

David F Yao, Jesse N Mills

 

 

Objetivo: Revisão da literatura (MEDLINE e Cochrane) para o tratamento da infertilidade masculina com o uso de terapias alternativas.

OBESIDADE

 

  • o aumento de peso está relacionado a diminuição da testosterona e do LH no sangue, a maiores índices de oligospermia e azoospermia, a diminuição do volume ejaculado e a diminuição da concentração dos espermatozóides. 

  • o excesso de gordura pode alterar a secreção do GnRh no hipotálamo e pode ocorrer maior transformação da testosterona em estradiol na gordura periférica. Além disso, o aumento de gordura na região escrotal pode aumentar a temperatura local e diminuir a qualidade do esperma. 

  • a perda de peso súbita, como nas cirurgias bariátricas, podem piorar os parâmetros do espermograma. Enquanto que, programas de perda de peso a longo prazo, podem melhorar a contagem dos espermatozóides, o volume do semen e os níveis de testosterona.

CIGARRO

  • o tabagismo está relacionado a diminuição da concentração, da motilidade e da morfologia dos espermatozóides, além do aumento do risco de aneuploidias, o que favorece uma maior chance de mal formação fetal.

  • um estudo em Ontário, Canadá, com 2607 gestações. Encontrou-se uma diminuição da fertilidade em homens tabagistas devido ao aumento de benzopireno, um potente componente tóxico ao espermatozóide e que causa lesão oxidativa no DNA espermático

ÁLCOOL

  • muitos estudos mostram que o consumo de álcool pode alterar os parâmetros do espermograma e causar doenças testiculares, sendo dose dependente, ou seja, quanto maior o consumo, mais alterações no espermatozóide.

  • parece que esse efeito deletério pode ser revertido pela abstinência.

CAFÉ

  • o efeito da cafeína na fertilidade masculina foi estudado tanto na ingestão da dieta, quanto na suplementação in vitro para o esperma. Um estudo mostrou que o consumo alto de cafeína (> 6 copos diários) está associado a um aumento da motilidade do espermatozóide. Outros três estudos não mostraram este beneficio. 

  • os estudos com o uso de cafeína no tratamento da infertilidade masculina são inconsistentes, porém o seu consumo moderado parede ser seguro para a saúde reprodutiva masculina. Não há dados suficientes para recomendar o uso de cafeína nos procedimentos de laboratório in vitro.

VITAMINA C / E  

  • Ácido ascórbico e alfa tocoferol. Podem proteger o espermatozóide contra as lesões oxidativas do DNA. Alguns estudos em homens com alterações do espermograma mostraram melhora da concentração, motilidade e morfologia dos espermatozóides quando utilizado altas doses de vitamina C (1.000mg/d) e E (800mg/d).

COENZIMA Q10

  • agente antioxidante que age nos canais de transporte de elétrons das mitocôndrias. Estudos mostram uma melhora da concentração, motilidade e morfologia em homens com alterações do espermograma. Esse efeito benéfico pode durar até 3 meses após a sua suspensão.

GINSEN VERMELHO KOREANO (KRG)

  • estimulante natural e anti oxidante. Estudos mostram uma melhora da concentração, motilidade, morfologia e viabilidade dos espermatozóides após 12 semanas de uso na dose de 1,5g/d.

OMEGA 3

  • um estudo com 211 homens inférteis usando omega 3 (515,2mg EPA e 331,2mg DHA) durante 28 semanas, mostrou uma melhora na concentração, motilidade e morfologia dos espermatozóides.

SELÊNIO

  • estudos mostram uma melhora da concentração, motilidade e morfologia dos espermatozóides e aumento do volume seminal no ejaculado com o uso de suplementação com selênio 100mcg ou 200mcg por 3 a 6 meses. 

ZINCO

  • age como cofator das metaloenzimas envolvidas na transcrição do DNA e na síntese de proteínas importantes para a espermatogênesis. Estudos mostram uma melhora da concentração espermática com o uso diário de zinco. 

WUZI YANZONG WAN e SHEN JING ZHONG ZI TANG

 

  • fitoterápicos (ervas) utilizados pela Medicina Tradicional Chinesa (MTC) no tratamento da infertilidade masculina. 

  • O objetivo principal é o equilíbrio do Qi (energia), sangue e do yin e Yang nos órgãos internos. Na MTC, o Rim e o Baço Pâncreas são importantes órgãos para a fertilidade masculina. O Rim regula a qualidade do espermatozóide e o Baço Pâncreas transporta os nutrientes para a sua produção e maturação.

  • Um estudo publicado por Yang em 2011 com 35 homens inférteis, usando Wuzi Yanzong Wan por 3 meses mostrou um aumento na concentração dos espermatozóides (27 vs 14 milhões) e na motilidade (50% vs 24%). O uso do Shen Jing Zhong Zi Tang também mostrou melhora da concentração (33 vs 14 milhões) e da motilidade (56% vs 25%).

  • Outro estudo publicado por Yang em 2002 comparou o uso do Shen Jing Zhong Zi Tang em 60 homens inférteis com prednisona 5mg e clomifeno 50mg (30 pacientes). O autor encontrou uma taxa de gravidez de 83% com o uso do fitoterápico e 56% com prednisona e clomifeno.

ACUPUNTURA

  • Um estudo publicado por Diertele em 2009 com 57 homens com oligospermia severa ou azoospermia, mostrou um aumento do número de espermatozóides móveis (33% vs 24%)

  • Outro estudo, publicado por Cakmak em 2008, mostrou que o uso do ponto ST29 com eletroacupuntura com 10Hz, aumentou o fluxo de sangue para a artéria testicular. Os autores concluíram que a acupuntura melhora os parâmetros do espermograma pelo aumento do fluxo de sangue para a sua artéria.

Os autores concluíram que a mudança dos hábitos de vida saudável pode influenciar na melhora do espermograma em homens com infertilidade. Do mesmo modo, o uso de vitaminas ou outros suplementos pode colaborar para esta melhora. A Medicina Tradicional Chinesa, com a fitoterapia e a acupuntura, também exerce importante influência na melhora dos espermatozóides.

 

fonte: Asian Journal of andrology 2016


 


 

 

 

 

Entre em contato

Tel (11) 2613-7730

HIGIENÓPOLIS

Conheça a nossa clínica

 

 

Fale conosco

 

 

 

Tel (11) 2613 - 7730

 

email:

contato@eloclinicadesaude.com.br

 

 

atendimento:

segunda a sexta das 7:00 às 21:00

sábados das 7:00 às 12:00

Rua Mato Grosso 306 cj 910 e 911

Higienópolis / São Paulo - SP

Tel (11)  2613-7730 / 2307-0412 - 3151-2343​

Whatsapp (11) 94715-4335

© 2013 Agulhas da fertilidade. Todos os direitos reservados. Autorizado a publicação parcial do site desde que contenha a citação.

  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon