MECANISMO DE AÇÃO

 

 

Desde 2002, existem trabalhos na literatura que mostram um aumento de 15 a 20% nas taxas de gravidez quando associamos a acupuntura aos ciclos de fertilização in vitro. A própria sociedade brasileira de reprodução humana reconhece a acupuntura como um tratamento complementar da infertilidade.

 

 

Os principais mecanismos de ação da acupuntura são:

 

 

  • Aumento do fluxo sanguíneo: ​a acupuntura causa uma dilatação dos vasos sanguíneos, principalmente da artéria uterina que é a principal fonte de irrigação do útero e parte dos ovários. Essa vasodilatação provoca um aumento do fluxo sanguíneo para a pelve. Ao aumentar o fluxo de sangue, conseguimos um maior aporte de nutrientes, de oxigenação e de agentes anti oxidantes para o útero e ovários. 
    Conseguimos, então, uma melhora na espessura  e na morfologia do endométrio, deixando-o com uma maior receptividade para a implantação dos embriões. Isso é particularmente útil em mulheres com história de falha de implantação anteriores ou endométrio fino.
    Além disso, ao melhorar o fluxo sanguíneo para os ovários, conseguimos melhorar a qualidade dos óvulos, que pode ser um complemento ao tratamento daquelas mulheres com baixa resposta ovariana. O número de folículos geralmente não se altera pois está relacionado à reserva dos ovários.

  • Diminuição da ansiedade: a acupuntura é uma excelente técnica de relaxamento devido a liberação de beta endorfinas no sistema nervoso central. Acreditamos que todos os casais que enfrentam um tratamento para engravidar apresentam algum grau de ansiedade. 
    Por outro lado, estudos mostram que 86% das pacientes que fazem a acupuntura, conseguem um relaxamento já na primeira sessão.
    Quantos casais não conseguem engravidar somente pelo fato de serem ou estarem ansiosos com a situação? A acupuntura pode melhorar a ansiedade e o stress do dia a dia, colaborando então, para aumentar as chances de uma gravidez.

  • Modulação dos hormônios: a acupuntura age no hipotálamo (glândula do cérebro) modulando a secreção dos hormônios durante todo o ciclo de tratamento da fertilização in vitro. Estudos mostram uma melhora na ovulação em mulheres com doenças anovulatórias, como por exemplo, a síndrome dos ovários policísticos (SOP).

 

 

 

 

 

Entre em contato

Tel (11) 2613-7730

HIGIENÓPOLIS

Conheça a nossa clínica

 

 

Fale conosco

 

 

 

Tel (11) 2613 - 7730

 

email:

contato@eloclinicadesaude.com.br

 

 

atendimento:

segunda a sexta das 7:00 às 21:00

sábados das 7:00 às 12:00

Rua Mato Grosso 306 cj 910 e 911

Higienópolis / São Paulo - SP

Tel (11)  2613-7730 / 2307-0412 - 3151-2343​

Whatsapp (11) 94715-4335

© 2013 Agulhas da fertilidade. Todos os direitos reservados. Autorizado a publicação parcial do site desde que contenha a citação.

  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon