top of page

Point - and frequency-specific response of the testicular artery to abdominal electroacupuncture in humans.

 ​

Cakmak YO, Apinhar IN, Ekinci G, Bekiroglu N

 

Estudo realizado no departamento de radiologia da Universidade de Marmara, na Turquia.

Tratou-se de um estudo prospectivo, randomizado com 80 homens saudáveis (sem diagnóstico de infertilidade) que foram alocados para o estágio 1: estimulação do ponto de acupuntura ST29 (Guilai) com acupuntura simples, eletroacupuntura com 2Hz e 10Hz. Posteriormente, estágio 2 com o ponto ST25 (Tianshu). Foi realizado a análise do Doppler da artéria testicular, visualizando os parâmetros: volume do fluxo (VF), velocidade do pico sistêmico (PS), velocidade do final diastólico (ED), diâmetro (D) e área (A).

Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o ponto ST29 está relacionado a problemas genitais e o ponto ST25 a problemas gastrointestinais.

A amplitude de estimulação foi fixada em 1.2mA por 5 minutos. 

No primeiro estágio do estudo, os parâmetros de ultrassom VF, PS, ED, D e A não se alteraram após a acupuntura e eletroacupuntura com 2Hz no ponto ST29. Porém, o grupo da eletroacupuntura com 10Hz apresentou uma melhora destas medidas.

 

No segundo estágio, o uso da eletroacupuntura com 10Hz no ponto ST25 não mostrou melhora do fluxo de sangue na artéria testicular.

 

Os autores postularam que o uso da eletroacupuntura com 10Hz no ponto ST29 pode aumentar o fluxo de sangue para a artéria testicular e melhorar a produção de espermatozóides, principalmente em homens com varicocele que apresentam diminuição do fluxo de sangue na artéria testicular.
 

 

fonte: Fertility and Sterility 2008


 


 

 

 

 

Entre em contato

Tel (11) 2613-7730

HIGIENÓPOLIS

Conheça a nossa clínica

 

 

Fale conosco

 

 

 

Tel (11) 2613 - 7730

 

email:

contato@eloclinicadesaude.com.br

 

 

atendimento:

segunda a sexta das 7:00 às 21:00

sábados das 7:00 às 12:00

bottom of page