top of page

ACUPUNTURA E INFERTILIDADE

A acupuntura foi reconhecida como uma especialidade médica desde 1995 e os primeiros trabalhos no tratamento da infertilidade surgiram em 2002. Praticamente, todas as clínicas de reprodução humana recomendam o uso da acupuntura como um tratamento complementar aos ciclos de fertilização in vitro. 

 

Segundo os principais trabalhos científicos, conseguimos um aumento das taxas de gravidez de 15 a 20%.

 

 

MECANISMO DE AÇÃO

 

 

Os principais mecanismos de ação da acupuntura no tratamento da infertilidade são:

 

  • Aumento do fluxo sanguíneo para o útero e ovários

  • Melhora da receptividade do endométrio

  • Diminuição da ansiedade

  • Modulação dos hormônios

 

CRONOGRAMA DE TRATAMENTO

 

O cronograma de tratamento da acupuntura na infertilidade depende do seu tratamento na Clínica de reprodução assistida. Geralmente, recomenda-se inicar 1 a 2 meses antes, com sessões semanais e durante o uso das medicações, intensificar para 2x por semana

 

 

COMO ESCOLHER O ACUPUNTURISTA

 

Segundo Randine Lewis em seu livro intitulado "The infertilty cure", a escolha do acupunturista deve seguir alguns passos básicos.

 

O tratamento da infertilidade requer o conhecimento específico das causas da infertilidade na medicina ocidental e oriental, dos efeitos das medicações de estimulação e das fases de tratamento num ciclo de FIV.


Os pontos chaves do tratamento da infertilidade pela acupuntura envolvem as características do ciclo menstrual da mulher, o cronograma de tratamento na clínica de reprodução e a fase do ciclo menstrual em que a paciente se encontra.

RECONHECIMENTO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE REPRODUÇÃO HUMANA

 

 

A acupuntura foi reconhecida como um tratamento complementar pela Sociedade Brasileira de Reprodução Humana. O Dr Decio Teshima foi convidado para escrever o capítulo de acupuntura no tratado brasileiro.

EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS DA ACUPUNTURA

 

Existem trabalhos desde 2002 que mostram a eficácia da acupuntura no aumento das taxas de gravidez em mulheres submetidas a fertilização in vitro (FIV).

 

A partir do trabalho de Paulus em 2002, que obteve um aumento das taxas de gravidez de 26% para 42% com o uso da acupuntura, muitos outros surgiram na literatura. A maioria com o uso da acupuntura no dia da transferência de embriões.

ACUPUNTURA E A INFERTILIDADE MASCULINA

Confira como a acupuntura e a Medicina Tradicional Chinesa podem melhorar os parâmetros do espermograma 

TRANSFERÊNCIA DE EMBRIÕES

 

A acupuntura deve ser realizada de acordo com o protoloco de Paulus, com uma sessão antes e outra após a transferência dos embriões

 

As sessões duram 30 minutos e este é o período considerado mais importante para a acupuntura

TAXA DE SUCESSO DA ACUPUNTURA

 

Segundo os trabalhos científicos, a acupuntura pode aumentar até 15 a 20% as chances de engravidar

O QUE PODE SER TRATADO?

 

Toda mulher que está em tratamento de fertilização in vitro ou inseminação uterina, independente do fator de infertilidade, pode ser tratada com a acupuntura.

 

Mulheres que desejam engravidar naturalmente com a acupuntura devem ser avaliadas também pela medicina convencional e após terem realizados os exames de investigação do casal

O QUE NÃO PODE SER TRATADO?

 

De modo geral, as únicas doenças que não podem ser tratadas com a acupuntura são aquelas que apresentam alguma alteração da anatomia dos órgãos da mulher, como por exemplo os miomas, o pólipo endometrial, cicatrizes uterinas (sinéquias), malformações do útero ou trompas, entre outras.

 

Para todas essas doenças, recomendamos a cirurgia convencional ou a vídeo laparoscopia, dependendo a avaliação prévia da paciente.

 

Após a correção cirúrgica, a paciente pode tentar uma gravidez espontânea (natural) ou mesmo ir para um tratamento de inseminação uterina ou fertilização in vitro. Neste momento, a paciente pode se beneficiar com as sessões de acupuntura.

 

LOCAL DAS AGULHAS

 

Onde serão colocadas as agulhas?

MEDICINA CHINESA 

O que esperar além das agulhas?

bottom of page