Acupuntura e a Síndrome dos ovários policísticos

A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é uma alteração endocrinológica que cursa com distúrbios dos níves hormonais e formação de vários pequenos cistos nos ovários.


Os principais sintomas da SOP são irregularidade menstrual, muitas vezes com ausência da menstruação, manifestações de hormônios masculinos como acne, aumento de pelos, oleosidade de pele e queda de cabelos, além da infertilidade.


O diagnóstico da SOP é feito pela observação dos sintomas e sinais clínicos, pela ultrassonografia com contagem dos microcistos nos ovários e pela dosagem hormonal.


O seu tratamento depende do desejo de engravidar ou não, quando a paciente não deseja engravidar, utilizamos um anticoncepcional. Aquelas com desejo reprodutivo, normalmente induzimos a ovulação.


Existem vários estudos na literatura que mostram uma melhora da taxa de gravidez em mulheres com SOP quando associamos o tratamento com a acupuntura e medicina tradicional chinesa. Os prinicipais trabalhos científicos foram realizados por Elisabet Stener-Victorin, importante pesquisadora do Instituto de Neurociência e Fisiologia da Universidade de Goteborg na Suécia.


As sessões de acupuntura são realizadas de forma semanal, com ou sem o uso de eletroestimulação em pontos específicos após a anamnese pela medicina tradicional chinesa.


Muitas pacientes com SOP podem obter uma gravidez espontânea com o uso da acupuntura, porém os melhores resultados são quando associada ao tratamento da medicina convencional.



confira: acupuntura e SOP




Posts Em Destaque
Posts Recentes