ACUPUNTURA E SOP (SINDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS)

Sobre a SOP

A sindrome dos ovários policísticos, ou simplesmente SOP, é uma das alterações endocrinológicas mais comuns na atualidade. Cerca de 1/3 das mulheres britânicas possuem os ovários policísticos e 1/3 delas apresentam a sindrome.

 

 

Pacientes com SOP apresentam frequentemente sinais de hiperandrogenismo (aumento dos hormônios masculinos), disfunção da ovulação e obesidade. Podem ter distúrbios metabólicos, como a hiperinsulinemia e a resistência a insulina, levando ao diabetes tipo 2, hipertensão e maior risco de problemas cardíacos. O quadro clínico típico é de ciclos com menstruação ausente ou pequena quantidade, infertilidade, acne, aumento de pêlos pelo corpo e queda de cabelo.

 

 

 

A ação da acupuntura na SOP

A acupuntura pode melhorar a SOP pelos seguintes mecanismos:

 

 

  • impacto na produção de beta endorfina, que pode afetar a secreção do GnRH (hormônio secretado pelo hipotálamo)

 

 

  • efeito regulador do FSH, LH e androgênios (hormônios masculinos)

 

 

  • modulação da atividade do sistema nervoso simpático e aumento do fluxo sanguíneo para os ovários

 

 

  • regulação dos receptores de hormônios esteróides e peptideos

 

 

  • diminuição da expressão de testosterona e estradiol no sangue

 

 

  • controle do aumento da glicemia por aumento da sensibilidade a insulina e da diminuição dos níveis de glicose e insulina no sangue

 

 

  • ação em áreas cerebrais com redução da sensibilidade a dor e estresse, promovendo relaxamento

 

 

  • aumento da secreção de adenosina

 

 

  • redução da inflamação, pela secreção de fatores imunomoduladores e vasculares.

 

 

 

Evidências científicas da acupuntura na SOP

Lim DC et al. Acupuncture for polycystic ovarian syndrome. Cochrane Database Syst Rev. 2011

 

 

 

 

 

 

 

 

Lim DC et al. Current evidence of acupuncture on polycystic ovarian syndrome. Gynecol Endocrinol. 2010

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cui W et al. Effect of electroacupuncture on oocyte quality and pregnancy for patients with PCOS undergoing in vitro fertilization and embryo transfer. 2011

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pastore LM et al. True and sham acupuncture produced similar frequency of ovulation and improved LH to FSH ratios in women with polycystic ovary syndrome. 2011

 

 

 

 

 

 

 

 

Jedel E et al. Impact of electroacupunture and physical exercise on hyperandrogenism and oligo/amenorrhea in women with polycystic ovary syndrome: a randomized controlle trial. 2011

 

 

 

 

 

 

 

 

Lai MH et al. Effect of abdominal acupuncture therapy on the endocrine and metabolism in obesity-type polycystic ovarian syndrome patients. 2010

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Stener-Victorin et al. Low frequency electroacupuncture and physical exercise decrease high muscle sympathetic nerve activity in polycystic ovary syndrome. 2009

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma revisão sistemática da literatura sobre a eficácia e a segurança do uso da acupuntura no tratamento dos ovários micropolicísticos (SOP). Estudos não randomizados sugerem poucos efeitos colaterais com a acupuntura e ausência de risco de gravidez múltipla. Os autores concluem que novos estudos randomizados são necessários para comprovar a eficácia da acupuntura no tratamento da SOP. 

 

 

 

 

Revisão da literatura sobre a eficácia da acupuntura no tratamento dos ovários policísticos (SOP). Foram incluídos 4 estudos que mostraram um aumento da secreção de beta endorfina após a realização da acupuntura. Houve uma modulação da secreção do FSH, LH e androgênios. Além disso, a acupuntura em mulheres com SOP aumentou o fluxo sanguíneo para os ovários, diminuiu o volume e o número de cistos dos ovários, controlou o nível de glicose no sangue e da insulina, reduziu o cortisol e ajudou na perda de peso e na anorexia.

 

 

Trabalho que estudou os mecanismos de ação da eletroacupuntura na qualidade dos óvulos em 66 mulheres com ovários policísticos (SOP) que foram submetidas a fertilização in vitro (FIV). Com a acupuntura, a taxa de fertilização dos óvulos foi de 76,2% vs 66,3% no grupo controle e o número de embriões de boa qualidade foi de 60% vs 50%. A taxa de gravidez no grupo que fez a acupuntura foi de 46% vs 37% no grupo controle. Os autores concluem que a eletroacupuntura pode melhorar as taxas de gravidez e a qualidade dos embriões quando realizada em mulheres com ovários policísticos (SOP) em tratamento de FIV.

 

 

 

 

 

Estudo com acupuntura real e a sham (placebo) em 84 mulheres com ovários policísticos (SOP) analizando os hormônios da hipófise e a frequência da ovulação. Os níveis de FSH e LH foram semelhantes nos dois grupos de acupuntura, assim como a taxa de ovulação. Os autores concluem que não é possível estabelecer a diferença da acupuntura sham e da real para essas mulheres com ovários micropolicísticos (SOP) e ambos os grupos tiveram uma melhora das taxas de FSH e LH.

 

 

 

 

 

Estudo com 84 mulheres com ovários policísticos (SOP) que fizeram a eletroacupuntura para melhorar os sinais de aumento dos hormônios masculinos e para a regularização dos ciclos menstruais, comparação com um grupo com atividade física e outro controle. O grupo da acupuntura e da atividade física regularizaram o ciclo menstrual e os hormônios até 16 semanas após o tratamento, sendo que os melhores resultados ocorreram no grupo da acupuntura. Os autores concluem que a acupuntura e a atividade física podem regularizar o ciclo menstrual e os hormônios em mulheres com ovários micropolicísticos (SOP).

 

 

 

 

Estudo comparando a eficácia da acupuntura abdominal + metformina 250mg 3xd por uma semana e o uso contínuo da metformina 500mg 3xd em 86 pacientes. Após os tratamentos, ambos os grupos apresentaram uma melhora do IMC, da redução do tamanho dos ovários e da frequência menstrual, porém o grupo da acupuntura com metade da dose de metformina apresentou uma melhora mais significativa. Os autores concluem que a acupuntura pode melhorar a função endocrina e metabolica de pacientes com ovários policísticos e obesidade, diminuindo a quantidade de metformina no tratamento.

 

 

 

 

Avaliação de 20 mulheres com ovários policísticos (SOP) usando o tratamento de eletroacupuntura + atividade física. Duração: 16 semanas de tratamento. Apesar de não haver diferença nos parâmetros hemodinâmicos, endocrinológicos e metabólicos, a eletroacupuntura + atividade física aumentou a ação do sistema nervoso simpático com melhora do IMC e do diâmetro da barriga das pacientes com SOP.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rua Mato Grosso 306 cj 910 e 911

Higienópolis / São Paulo - SP

Tel (11)  2613-7730 / 2307-0412 - 3151-2343​

Whatsapp (11) 94715-4335

© 2013 Agulhas da fertilidade. Todos os direitos reservados. Autorizado a publicação parcial do site desde que contenha a citação.

  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon