O tratamento da infertilidade
Cerca de 1 a cada 10 casais podem ter dificuldade para engravidar. Segundo uma recente publicação da OMS, cerca de 17,5% das pessoas tem ou terão algum grau de dificuldade para engravidar.
O que já era preocupante no passado, hoje, se torna uma questão de saúde pública, já que 1 a cada 6 pessoas podem não conseguir engravidar.
Apesar do evoluir da medicina reprodutiva, sabemos que os tratamentos
Frequentemente, perguntam no consultório se todo acupunturista pode tratar a infertilidade com a mesma eficácia. Ou seja, fazer a acupuntura com qualquer profissional para aumentar a fertilidade é sempre igual?
Existem muitos acupunturistas que atendem algumas pacientes com o diagnóstico de infertilidade e que desenvolvem, ao longo dos anos, uma experiência maior no tratamento com a medicina chinesa nestes casos.
Porém, de modo geral, a maioria dos acupunturistas, principalmente aqueles sem formação em ginecologia, não sabe nem mesmo diferenciar a inseminação uterina da fertilização in vitro.
O tratamento da infertilidade pela medicina convencional é um tratamento muito específico que, mesmo os ginecologistas gerais desconhecem todo o procedimento.
Não é incomum receber pacientes que já estavam sendo acompanhadas por colegas acupunturistas há muito tempo, fazendo sessões para melhorar a fertilidade, porém sem nem sequer ter feito qualquer exame para investigação da infertilidade.
De modo geral, recomenda-se sempre o tratamento em conjunto com uma clínica de reprodução humana, porque ao associar as 2 técnicas, atingem-se os melhores resultados.
O tratamento da infertilidade pela medicina tradicional chinesa e acupuntura se baseia em 3 pontos principais:
-
característica da menstruação: os dados sobre o fluxo, duração, tempo de intervalo, presença ou não de coágulos, coloração do sangue, dores ou sintomas associados de TPM (tensão pré menstrual) são importantes para se fazer um diagnóstico na medicina chinesa. Após o diagnóstico, escolhemos os melhores pontos para o tratamento.
-
período do ciclo menstrual: dependendo da fase do ciclo menstrual que envolve a menstruação, primeira fase (fase estrogênica), ovulação e segunda fase (fase lútea), escolhemos os melhores pontos para o tratamento.
-
cronograma de tratamento na clínica de reprodução humana: de acordo com o cronograma da clínica, adaptamos a acupuntura para complementar o uso das medicações. De modo geral, recomenda-se iniciar a acupuntura 1 ou 2 meses antes de iniciar o tratamento de inseminação ou fertilização in vitro.
No dia da transferência de embriões, preconiza-se a realização da acupuntura antes e imediatamente após o procedimento. Para aquelas pacientes que já estão em tratamento com a acupuntura durante o ciclo de reprodução assistida, pelos últimos estudos na literatura, poderíamos substituir as sessões do dia da transferência para um a dois dias antes do procedimento e outra sessão 2 ou 3 dias apó
Como podemos ver, o tratamento da infertilidade pela acupuntura depende da experiência do acupunturista no acompanhamento dos ciclos menstruais de suas pacientes e principalmente, do conhecimento das fases do tratamento da inseminação ou fertilização in vitro. Além disso, a maioria das medicações de estímulo ovariano, como o menopur, gonal e puregon podem diminuir a energia Yin do organismo. O acupunturista que trata a infertilidade deve conhecer o cronograma de tratamento da paciente e os efeitos que essas medicações podem provocar.
Describe your image
Describe your image
Describe your image
Describe your image
Describe your image
Describe your image
Describe your image
Tel (11) 2613-7730
HIGIENÓPOLIS
Conheça a nossa clínica
Fale conosco
Tel (11) 2613 - 7730
email:
contato@eloclinicadesaude.com.br
atendimento:
segunda a sexta das 7:00 às 21:00
sábados das 7:00 às 12:00