Acupuntura e a endometriose

A endometriose é uma doença que acomete mulheres na idade reprodutiva e é dependente da secreção de estrogênio. A definição de endometriose é a presença de fragmentos do endométrio fora do seu local habitual, ou seja, em outra localização que não seja dentro do útero. Pode estar localizada nas fibras uterinas, causando a adenomiose, nas trompas, ovários (causa endometrioma), intestino, bexiga e em qualquer outro órgão abdominal.


Os principais sintomas da endometriose são intensa dor pélvica durante a menstruação (dismenorréia) ou fora do período, irregularidade menstrual, dor lombar e infertilidade.


O tratamento da endometriose pode ser cirúrgico ou com medicações. A acupuntura é um método natural que pode ajudar no alívio dos sintomas da endometriose e dos efeitos colaterais das medicações utilizadas durante o tratamento.


Quando colocadas em locais específicos no corpo, a acupuntura pode melhorar a reação inflamatória local dos focos de endometriose e provocar alívio da dor.


Estudos na literatura mostram que a medicina chinesa, com o uso da acupuntura, eletroacupuntura, moxabustão e fitoterapia, podem melhorar os sintomas da endometriose.


confira: Acupuntura e endometriose

Posts Em Destaque
Posts Recentes