ACUPUNTURA E ENDOMETRIOSE
23/3/18
A endometriose é uma doença onde o endométrio (camada que fica dentro do útero) se implanta fora da cavidade uterina. O endométrio é a camada que descama durante a menstruação. Acredita-se que um dos fatores causadores da endometriose seria o fluxo reverso do sangue para as tubas uterinas.
O endométrio pode se implantar em todos os órgãos da pelve, como na bexiga, intestino, tubas uterinas, ovários (endometriomas), peritôneo (camada que reveste internamente os órgãos da pelve) e até no próprio útero (adenomiose).
A endometriose tem incidência maior em mulheres de 20 a 40 anos de idade pois é dependente do hormônio estrogênio. Nos últimos anos, houve um aumento da incidência de endometriose no mundo todo principalmente devido à mudança do estilo de vida das mulheres, com planejamento de gestações cada vez mais tardiamente, ficando expostas ao hormônio estrogênio por períodos mais prolongados.
Os principais sintomas em mulheres com endometriose são dor pélvica durante o período menstrual, sangramento vaginal excessivo, alterações da urina ou evacuação durante a menstruação e a infertilidade. Algumas mulheres podem apresentar dores durante todo o ciclo menstrual e muitas vezes podem ser incapacitantes.
A acupuntura e a medicina tradicional chinesa (MTC) podem melhorar os sintomas da endometriose por liberação de beta endorfinas, por maior aporte de sangue para os órgãos pélvicos com maior oxigenação local e presença de agentes anti oxidastes e pelo controle hormonal.
Cerca de 80% das mulheres com endometriose apresentam alívio da dor pélvica após algumas sessões de acupuntura.
Na MTC, podemos utilizar, além da acupuntura, outros tratamentos, como a moxabustão, a eletroacupuntura, a fitoterapia, ventosas e laser.
Na literatura médica, podemos encontrar cerca de 30 estudos com o uso da acupuntura no tratamento da endometriose. A maioria desses estudos mostram uma melhora da intensidade da dor e um maior tempo de intervalo entre as crises.
Segundo Zhang e col em 2014 e em 2016, mulheres com endometriose submetidas a video laparoscopia, podem utilizar a acupuntura e a moxabustão por 3 a 6 meses após a cirurgia para a prevenção da recorrência da doença.
Além disso, vários estudos mostram melhora da fertilidade ao associar a acupuntura aos tratamentos de reprodução assistida, como inseminação uterina e fertilização in vitro.
Portanto, a acupuntura pode ser um complemento no tratamento cirúrgico e medicamentoso da endometriose, principalmente no controle da dor pélvica. Ela não possui efeitos colaterais e tem boa aceitação pelas pacientes.
Conheça os principais estudos com o uso da acupuntura no tratamento da endometriose:
ovário
tuba uterina
endometriose
endométrio
útero
Tel (11) 2613-7730
HIGIENÓPOLIS
Conheça a nossa clínica
Fale conosco
Tel (11) 2613 - 7730
email:
contato@eloclinicadesaude.com.br
atendimento:
segunda a sexta das 7:00 às 21:00
sábados das 7:00 às 12:00