Influence of acupuncture stimulation on pregnancy rates for women undergoing embryo transfer
Caroline Smith, Meaghan Coyle, Robert Norman
Estudo realizado na Austrália, pólo de pequisa sobre o uso da medicina tradicional chinesa e acupuntura no tratamento da infertilidade.
Foram incluídas neste estudo 228 pacientes, divididas em um grupo com acupuntura verdadeira e outro com acupuntura placebo (sham). Todas as pacientes fizeram sessões de acupuntura no D9 de estimulação da FIV, a segunda antes da transferência de embriões e a terceira imediatamente após a transferência.
A escolha dos pontos de acupuntura se baseou no diagnóstico da desarmonia na medicina tradicional chinesa. Os mais comuns foram a deficiência de yang do rim, yin rim, de sangue, estagnação de sangue, umidade e estagnação Qi.
O grupo de pacientes submetidas a acupuntura verdadeira apresentou uma taxa de gravidez de 31%, contra 23% do grupo com a acupuntura sham (p=0,18). Apesar da maior taxa no grupo de acupuntura verdadeira, não houve diferença estatisticamente significante.
Os autores concluem que a acupuntura em pontos verdadeiros não aumentou as taxas de gravidez do ponto de vista estatístico, porém as pacientes submetidas a acupuntura tiveram um melhor relaxamento durante o tratamento e novos estudos são necessários para a identificação do exato mecanismo da acupuntura nos ciclos de reprodução assistida.
fonte: Fertility and Sterility 2006
Tel (11) 2613-7730
HIGIENÓPOLIS
Conheça a nossa clínica
Fale conosco
Tel (11) 2613 - 7730
email:
contato@eloclinicadesaude.com.br
atendimento:
segunda a sexta das 7:00 às 21:00
sábados das 7:00 às 12:00